Programação completa de trabalhos 2016

20/10/2016


ST Teoria e Estética do Som no Audiovisual – Sessão 3 – CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO DESIGN DE SOM: DA TEORIA À ANÁLISE

20/10/2016 às 14:00 – Sala 6
Depuração e exageração: Escritura sonora nos filmes de sabre japoneses
Demian Albuquerque Garcia (UPJV)
Esta proposta tem por objetivo analisar e refletir sobre o realismo sonoro – a depuração e a exageração -, examinando as transformações da escrita sonora através da história. O objeto principal é o som das cenas de combate nos filmes de sabre do cinema japonês – o chanbara. Faremos uma comparação entre os filmes dos anos 1950 à 1970 e os filmes dos anos 2000, analisando a passagem de uma construção sonora trabalhada em função dos aspectos estéticos e narrativos da obra, para uma espetacularização do desenho sonoro no cinema de grande público. Se, no som do cinema de ação a “atração” pode, as vezes, coabitar com a “narração” [HIGGINS, 2008], em uma grande parte dos casos ela pode desviar a atenção da narração para um espetáculo de “fogos de artifício” sonoro. As questões analisadas são: como os japoneses trabalharam o som das cenas de duelo nos chanbaras, quais as variações entre esses dois períodos, e como a construção sonora dessas cenas pode contribuir com a expressão dos cineastas.
TOTAL: 1 SESSÃO